FAZ FALTA NO DIA-A-DIA

by - 8:02 PM

Chorão dizia que uma palavra amiga, uma notícia boa fazia falta no dia a dia e sempre vejo esse trecho sendo postado nas redes sociais ai e me pergunto se as pessoas conseguem compreender de fato o que diz essa mensagem. E pensando nisso eu vejo o quanto o mundo tá sofrendo de falta de empatia.

É como se as pessoas dissessem que sentem falta de alguém se importar um pouquinho com elas, sem que elas se importe um pouquinho com as outras. Por que só você serve? Só você é de fato interessante? Ou será que é só por que você escolhe não compartilhar a fundo o que você sente, é que o outro do seu lado não merece um pouco de atenção e um simples "tá tudo bem?"? As pessoas pegam o que elas acreditam e usam como verdade universal, não conseguem reconhecer que o outro pode sim pensar ou sentir diferente.

São pequenos detalhes que têm me incomodado bastante e com isso, recentemente, eu passei a observar no meu dia-a-dia, nas minhas atitudes, o quanto eu estava sendo empática com as pessoas a minha a volta. Comecei a observar, chegar perguntando se tava tudo bem, mas tenho notado que nem todo mundo se dá conta desses pequenos detalhes, dessas pequenas demonstrações. E percebi que muitas vezes ou eu era respondida apenas no automático ou que nem era respondida, como se fosse algo que não importasse. E por que chegamos nesse ponto?

O dia-a-dia é corrido, eu reconheço. Os meus são e nem sempre eu tenho tempo de enviar uma mensagem a uma amigo para dizer que estou com saudade, embora eu prometa para mim mesma que farei isso, com a correria eu acabo esquecendo e se inicia um looping eterno. Muitas vezes eu julguei os outros por isso, por não terem tempo de vir falar comigo porém isso mudou quando eu comecei a olhar mais pra mim e menos pra eles. Se o meu dia-a-dia é assim, por que o deles seria diferente? Comecei a valorizar mais cada demonstração de afeto, carinho ou um simples "tá tudo certo?".

Porém não são todos que conseguem ter essa percepção e eu estou buscando aprender isso. Mas eu me questiono o por que eu devo me acostumar com isso, é essa questão que não entra na minha cabeça. Eu não consigo aceitar no quanto as pessoas tem se tornado mais egoístas e no quando elas só se importam cada vez mais com o próprio umbigo e o próprio bem-estar. O outro? Não me importa, desde que eu esteja bem. Uma vez estava vivendo uma situação complicada e por acaso, tive a oportunidade de conversar com um amigo, perguntei se estava tudo bem e ele afirmou que estava tudo maravilhoso. Porém, senti falta do "e com você?". As vezes tudo que o outro precisa é saber que você também se importa um pouco com ele e que nem sempre esse tipo de pergunta é uma coisa banal.

Eu sei que ninguém é obrigado a imaginar o que o outro está passando, porém justamente por isso acho que devemos criar esse hábito se perguntar sim, sempre que possível, se interessar de fato em saber se o seu amigo(a) vai bem ou está passando por problemas.  

Existe um muito além do seu próprio ser. Ser empático não tem a ver com viver em função do outro e esquecer de si, mas sim estar bem consigo mesmo e com o que você acredita para poder se colocar no lugar do outro e compreendê-lo. 

Não sinta vergonha de chegar e perguntar se está tudo bem. Apenas se preocupe em estar em paz com o seu coração e se permita abrir ele ao outro, as vezes tudo que o seu próximo precisa é se sentir confortado com algumas palavras, atitudes ou um abraço. 

You May Also Like

0 comentários