O TEMPO

by - 10:44 PM

Hoje logo pela manhã eu recebi um passagem bíblica que se tratava justamente do título dessa postagem. Ela foi tirada do livro de Eclesiastes 3, 1-8 e diz:

"Um tempo para cada coisa.
1Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus: 2tempo para nascer, e tempo para morrer; tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado; 3tempo para matar, e tempo para sarar; tempo para demolir, e tempo para construir; 4tempo para chorar, e tempo para rir; tempo para gemer, e tempo para dançar; 5tempo para atirar pedras, e tempo para ajuntá-las; tempo para dar abraços, e tempo para apartar-se; 6tempo para procurar, e tempo parar perder; tempo para guardar, e tempo para jogar fora; 7tempo para rasgar, e tempo para costurar; tempo para calar, e tempo para falar; 8tempo para amar, e tempo para odiar; tempo para a guerra, e tempo para a paz."

Ultimamente eu tenho vivido numa relação bem próxima do "tempo". Penso nele frequentemente, penso que ele tá passando cada vez mais rápido e que as coisas estão indo e vindo e eu estou aqui.As pessoas dizem "relaxa, tudo tem seu tempo" mas só isso não basta. Hoje eu li essa passagem pela manhã quando a recebi, no final da manhã a li de novo pois conversava com uma pessoa justamente sobre ele, o tempo, e fiquei com ela na cabeça até que resolvi vir pra cá. E a li de novo, com mais calma e ai eu compreendi que quando alguém quisesse tranquilizar alguém com essa pressa da vida deveria lê-la de forma que a pessoa pudesse compreender também. 

É super clichê dizer que "tudo acontece no tempo certo", todos dizem isso todos os dias a alguém, eu as vezes faço questão de me lembrar isso pra ver se eu me cobro menos. Mas as pessoas dizem como se fosse no automático, eu repito isso pra mim no automático. Ler essa passagem me deu um suporte que não consigo expressar.

Dois trechos me chamaram muito atenção. O primeiro é o versículo 3 que diz "tempo para demolir, e tempo para construir". Me marcou pois de certa forma eu estou vivendo isso, e me tranquilizou pois é como se dissesse "não há nada de errado em demolir algo que não está bom e começar de novo". Há tempo pra isso... e o mais engraçado que eu ouvi basicamente isso hoje cedo, é engraçado como Deus usa as coisas e as pessoas o tempo todo pra tentar nos dar um recado, que pode ser tão óbvio mas as vezes a gente dificulta.

E o outro trecho é lá na última parte, no versículo 8 quando diz "tempo para amar, e tempo parar odiar; tempo para a guerra, e tempo para a paz." e quando eu li foi como se Deus tivesse dizendo "confia mais em Mim". Sabe aquela expressão que diz que primeiro vem a chuva e depois o arco-íris? Então, esse versículo me soou como essa frase, só que de alguém com muito mais sabedoria que eu acho que eu tenho. E logo pra mim que tenho mania de ver ou relatar sempre o lado ruim das coisas, primeiro estava escrito a coisa ruim e depois a boa. Primeiro a guerra, depois a paz. Cada uma no seu tempo certo, do jeito que tiver que ser.

É fácil escrever tudo isso ou mais fácil ainda falar pra alguém que o tempo dela vai chegar. Difícil é sentir isso, é perceber a riqueza desse pequeno trecho da bíblia e conseguir passar isso pra alguém. Estou desde cedo com isso na cabeça, desde cedo pensando em cada frase e tentando digerir ela por completo. Seria mais fácil se eu pudesse abrir a minha cabeça e colocar ela lá, mas por outro lado eu não estaria sentindo o quando ela mexeu comigo... pois é bem isso, é do jeito que tem que ser. É do jeito que é melhor pra gente, mesmo que a gente não entenda. É muito mais do que o nosso tempo, e sim o tempo de alguém que tá lá em cima olhando por nós. E o tempo dEle é só dEle. 

Escrevo isso como se fosse um exercício, uma maneira de reforçar dentro de mim mesma que realmente para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus. A esperança de quem espera em Deus não falha, é nisso que devemos acreditar, todos os dias.

You May Also Like

0 comentários