VAI E VEM
Eu não sou a melhor pessoa do mundo em muitos quesitos mas tem coisas em mim que eu me orgulho muito, muito mesmo, e admiro. As vezes parece que tenho uma cabeça de uma pessoa de 60 anos que já viveu de tudo nessa vida, mas ai lembro que só tenho 19 e não sei da missa metade. Mas nesses anos de vida eu aprendi certas coisas que hoje vejo como "fundamentais para (minha) a existência".
Em 19 anos inúmeras pessoas já passaram pela minha vida. E ultimamente tenho tido algumas lembranças do tempo que conheço algumas que tenho contato até hoje e, consequentemente, tenho pensado em todas que já conheci em todo esse tempo. Há uns 8/9 anos atrás, eu tinha pessoas do meu lado que achei que nunca fosse perder. Nunca, nunquinha mesmo. Mas ai, é aquela velha história: o mundo gira. E girou.
A intensidade desse giro depende muito, mas o que eu posso garantir é que pega qualquer um de surpresa. E lá com meus 13 anos eu fui descobrindo o quão chato é "perder" alguém que a gente tanto gosta. Quando a gente é criança tem essa de achar que os amiguinhos (e até aquele carinha que a gente acha bonitinho) vão ser para sempre tudo mais, mas nessa fase de pré-adolescência eu descobri que não é bem assim. Foi chato, viu? Para não dizer péssimo, horrível. Mas aos poucos eu fui compreendendo que isso faz parte da vida.
Até hoje eu me pego lembrando de certas pessoas, mas como citei no último texto, gosto de lembrar delas pelas coisas que elas deixaram comigo... Tantos aprendizados. Entre eles, o fundamento desse texto: as pessoas vão nos deixar.
Eu não sei exatamente quando, ou por quê, só posso te garantir que em algum dia, você pode não ter alguém que você gosta muito ao seu lado. E eu não digo isso pensando na morte, porque isso é um fato que todo mundo já compreende (ou deveria).
O que eu quero dizer é que eu aprendi que todas as pessoas que estão presentes na nossa vida, estão ali para nos ensinar algo e para aprender algo conosco. Em algum momento, seja amanhã ou daqui há uns 10, 15 anos, ou quem sabe até mais que isso, elas não estarão mais aqui. Elas terão conhecido outras pessoas, elas terão outras vidas, outros compromissos o que pode a vir interromper o convívio. Isso é natural.
Nós somos substituíveis, isso é uma coisa difícil de ser entendida, mas é uma grande verdade. "Nossa, você fala isso com uma frieza, parece até que não gosta/ama ninguém." Cara, muito pelo contrário. Eu sinto muito a falta quando isso acontece, isso por que eu sou absolutamente apaixonada pelas pessoas que tenho ao meu lado hoje, entre família e amigos. E nem sempre é tão simples falar disso para mim, até por que até a pouquíssimo tempo era bem difícil. Mas isso é uma verdade que eu reafirmo para mim mesma todos os dias: as pessoas vão nos deixar. Sinto falta de muitas pessoas que já tive comigo, muitos amigos e até conhecidos, mas infelizmente por motivos de força maior eles tiveram que sair do meu presente para fazerem parte do meu passado. E quem sabe num futuro próximo não voltem? Já que né, esse mundão (e o cara lá de cima) sempre nos surpreende.
Certas situações são difíceis de aceitar (beeeeeeeem difíceis, digo isso especialmente para mim), mas com toda sinceridade do mundo, eu procuro aceitar. Não adianta chorar, espernear, correr atrás, se rastejar por que quando é para ser, é. As pessoas passam, marcam nossas vidas e elas vão embora. E quando a gente compreende disso, a gente ganha uma estrelinha no quesito maturidade.
Nem sempre eu fui assim, demorei alguns anos para chegar a essa conclusão, mas finalmente cheguei. E hoje em dia eu sou um pouco chata quando vejo pessoas da minha idade, e as vezes até mais velhas, que não entendem isso. Migo (a) seu loco, aceita e segue em frente.
Por isso, aproveite intensamente os momentos com as pessoas que você tem ao seu lado. E não se sinta mal quando elas resolverem te deixar, ou te deixarem sem ao menos perceber. Dói, machuca, é complicado sim mas não é o fim do mundo e quando a gente percebe isso, é tão gratificante, a gente se sente maior do que tudo isso. Guarda tudo que foi bom e segue em frente, a vida é muito mais do que isso. E tem uma lista infinita de pessoas que estão esperando a oportunidade de marcar presença na sua existência.
0 comentários