#SETEMBROAMARELO
Bem, setembro chega ao fim hoje mas ainda tá valendo falar um pouquinho sobre ele. Esse mês eu tive o prazer de conhecer essa campanha linda que se chama Setembro Amarelo, que para quem ainda não conhece, é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Como disse, até o início do mês era desconhecida para mim mas logo de cara achei uma iniciativa muito interessante e curti muito.
Lá na rede social vizinha, vulgo Facebook, com certeza você viu pelo menos uma postagem relacionada a isso, pois lá se iniciou uma corrente muito legal incentivando essa campanha, a do coraçãozinho amarelo 💛. Que você comentava na postagem de um amigo e a pessoa teria que responder algo que admirasse/gostasse mais em você, gerando assim uma explosão de amor, carinho e elogios as pessoas. A campanha foi ganhando mais força a cada dia e viralizou em toda a rede. "Mas o que isso tem a ver com a prevenção do suicídio?" Tudo, ora.
Hoje em dia, vivemos em um mundo cada vez mais depressivo. Pessoas deprimidas, com autoestima baixa, que se deixam levar pela correria do dia-a-dia e acabam se perdendo no meio dela e esquecem a sua própria essência, esquecem quem elas são. A depressão é uma doença que atinge mais de 350 milhões de pessoas no mundo, segundo a OMS, e que ainda sim é tratada em muitos casos como uma doença sem grande importância e as vezes, nem é tratada como doença pelas pessoas e sim como uma "bobeira" ou "drama". Com isso, grande parte dos depressivos preferem esconder, disfarçar e fingir que não há nada de errado.
"A OMS define depressão como um transtorno mental comum, caracterizado por tristeza, perda de interesse, ausência de prazer, oscilações entre sentimentos de culpa e baixa autoestima, além de distúrbios do sono ou do apetite. Também há a sensação de cansaço e falta de concentração. E a depressão pode ser de longa duração ou recorrente. Na sua forma mais grave, pode levar ao suicídio. Casos de depressão leve podem ser tratados sem medicamentos, mas, na forma moderada ou grave, as pessoas precisam de medicação e tratamentos profissionais. A depressão é um distúrbio que pode ser diagnosticado e tratado por não especialistas, segundo a OMS."
Hoje em dia com tanta tragédia, tanta notícia ruim, nós acabamos nos deixando levar pelo pessimismo e as vezes acabamos perdendo a fé em nós mesmos. E se não estivermos dispostos a lutar contra isso, acabamos sendo atingidos com bastante força. Por isso, lembre-se de elogiar as pessoas ao seu redor, de lembrar a aquele seu amigo, seu tio, seu marido ou esposa quanto ele(a) leva jeito para tal coisa e o quanto você admira isso nele(a). Como eu citei lá em cima, muitas pessoas depressivas, com a cabeça conturbada, não deixam transparecer isso para ninguém. Então, muitas vezes você pode estar lidando com alguém que está sofrendo de depressão e nem sabe, mas ainda sim pode ajudar.
Vamos espalhar mais amor, sem esperar nada em troca. Não custa nada e pode fazer um bem muito grande para as pessoas que amamos.
0 comentários