DRAWING ON THE BODY :: Curiosities

by - 9:00 PM

Como eu disse recentemente no meu post sobre fatos sobre mim, eu morro de vontade de fazer algumas tattoos. E essa vontade me deixa cheia de curiosidades sobre esses desenhos na pele, por isso enquanto eu pesquisava sobre eu resolvi compartilhar por aqui alguns tópicos.

As tatuagens vêm ganhando cada vez mais popularidade nas ruas, é muito difícil você estar em algum lugar e não ter ninguém com um mínimo desenho no corpo. Mas ainda sim, o preconceito com elas ainda reina por ai. O que faz muitas pessoas pensarem duas, três vezes antes de fazer um rabisco na pele. Eu vejo a tatuagem como uma forma de expressão corporal, nada além disso. Não consigo compreender essas pessoas que julgam e condenam um simples desenho. 

Mas então, você sabia que...

1. A ideia da tatuagem pelo mundo se espalhou após os marinheiros ingleses e a palavra tattoo entrarem em contato com diversas outras civilizações pelo mundo. Porém, o governo da Inglaterra adotou a arte no corpo como uma forma de identificação de criminosos em 1879. Foi a partir daí que a tatuagem ganhou uma conotação rebelde, de pessoas “fora-da-lei”. No final do século XX, a pele desenhada, que até então era uma característica quase exclusiva de marinheiros e presidiários, tornou-se uma das modas jovens mais duradouras.

2. Sabe por que as tatuagens depois de semanas não continuam super coloridas? Porque o pigmento natural da pele (melanina), que é produzido acima da camada onde se aloja a tinta, cobre o desenho, escurecendo-o.

3. No Japão, uma curiosidade local é a kakoushibori, espécie de tatuagem oculta, com produtos químicos como o óxido de zinco que fazem o desenho aparecer apenas em certas situações: quando a pessoa está alcoolizada, após o ato sexual ou um banho quente.

4. Na Índia, a tradição milenar chamada mehndi, é a pintura corporal com o pigmento natural de henna. Nesse caso, os desenhos duram no máximo uma semana – por isso a técnica costuma ser usada quase que exclusivamente com fins decorativos, para ocasiões especiais como casamentos. A henna também é usada como símbolo de boa sorte, saúde e sensualidade.

5. Hoje em dia, existem cerca de 100 cores diferentes de tinta que podem ser usadas. Cerca de 32% das pessoas preferem tatuagens monocromáticas em vez de coloridas.

6. As tatuagens possuem até data comemorativa nos Estados Unidos. Comemora-se o “National Tattoo Day” no dia 5 de junho.

7. 76% das pessoas que querem uma tatuagem não a fazem porque não conseguem encontrar o desenho ideal; 10% afirma que não consegue encontrar um tatuador de confiança ou não tem dinheiro para fazer uma tatuagem.

8. Algumas pessoas realmente querem ter uma tatuagem, mas acreditam que não vão suportar a dor das agulhadas contínuas. Por conta disso, resolvem apelar para o álcool. Apesar de parecer uma boa solução, essa iniciativa não é recomendável. O motivo é bem simples: o álcool acaba afinando o sangue. Além disso, a bebida faz com que você sangre mais, deixando o processo de cicatrização da pele mais difícil e até mesmo mais doloroso. O resultado final pode ser pior do que seria.

9. A máquina de tatuar moderna produz de 80 a 150 perfurações por segundo.

10. Remover uma tatuagem pode custar até três vezes mais o preço da tatuagem em si.

11. Em tempos de guerra, as tatuagens eram muitas vezes utilizadas para transmitir mensagens secretas. O historiador Heródoto conta a história de Histiaeus de Mileto, que foi mantida prisioneira pelo rei Dario de Susa. Ela raspou a cabeça de seu escravo e tatuou a mensagem em sua cabeça. Quando o cabelo já havia crescido, enviou-o a Aristagoras, seu genro, que raspou a cabeça do escravo e leu a mensagem na tatuagem, que o instruía a iniciar uma rebelião.

12. Em 2003, um estudo da Harris Interactive revelou que 16% dos adultos tinha, pelo menos, uma tatuagem; 31% das pessoas tatuadas são homossexual, lésbica ou bissexual; 34% das pessoas tatuadas sentem-se mais sexy devido aos seus tattoos; 29% das pessoas tatuadas sentem-se mais rebeldes devido às suas tatuagens.

13. Não são muitos os que se arrependem de terem feito uma tatuagem. Na verdade, cerca de apenas 15% das pessoas chegam a se arrepender. Os motivos são diversos, como ter feito a tatuagem quando muito jovem, ou ter enjoado dela com o tempo. A melhor dica é sempre pensar muito antes de colocar algo que vai ficar para sempre no seu corpo.

14. Em 1891, Samuel O’Reilly desenvolveu um aparelho elétrico para fazer as tattoos, baseado em outra ferramenta extremamente parecida, uma caneta de perfuração, que havia sido criada e patenteada por Thomas Edison, o criador da lâmpada elétrica. A princípio, a caneta não foi feita para desenhar na pele humana, mas Samuel fez algumas modificações, além de adicionar um reservatório de tinta.

15. Mulheres tatuam mais as costas, pés e nuca. Já os homens, tatuam mais os braços, as panturrilhas e a canela, de acordo com o 1º Censo de Tatuagem do Brasil, realizado em 2013.

Fontes:

You May Also Like

0 comentários